Os 5 melhores livros para nômades digitais
publicado por
Nov 6 2023

Nem todo nômade digital que decidiu cortar suas raízes e seguir o caminho do trabalho e das viagens permanentes o fez por causa de um livro. No entanto, esta é a lista de leitura que incentiva muitos:
Livro nº 1 - A semana de trabalho de 4 horas
por Timothy Ferris
O que você faz? Tim Ferriss tem dificuldade em responder à pergunta. Dependendo de quando você perguntar a esse controverso professor convidado da Universidade de Princeton, ele poderá responder: “Eu corro de motocicleta na Europa”. “Eu esquio nos Andes.” “Eu mergulho Panamá.” “Eu danço tango em Buenos Aires.”
Ele passou mais de cinco anos aprendendo os segredos dos Novos Ricos, uma subcultura em rápido crescimento que abandonou o “plano de vida diferida” e, em vez disso, dominou as novas moedas – tempo e mobilidade – para criar estilos de vida luxuosos aqui e agora. . Quer você seja um funcionário sobrecarregado ou um empresário preso ao seu próprio negócio, este livro é a bússola para um mundo novo e revolucionário.
Livro nº 2 - Remoto: Escritório não necessário
por David Heinemeier Hansson, Jason Fried, Rebecca Lowman (Narrador)
O fenômeno “trabalhar em casa” é explorado minuciosamente neste novo livro esclarecedor dos fundadores do best-seller da 37signals, Fried e Hansson, que apontam para a tendência crescente de funcionários trabalharem em casa (e em qualquer outro lugar) e explicam os desafios e benefícios inesperados. Mais importante ainda, mostram porque é que – com algumas excepções controversas como o Yahoo – mais empresas irão querer promover este novo modelo de fazer as coisas.
Livro nº 3 - A startup de US$ 100: reinvente a maneira como você ganha a vida, faça o que você ama e crie um novo futuro
por Chris Guillebeau
Em The $100 Startup, Chris Guillebeau mostra como levar uma vida de aventura, significado e propósito – e ganhar uma boa vida. Ainda com trinta e poucos anos, Chris está prestes a completar uma viagem por todos os países do mundo – ele já visitou mais de 175 nações – e ainda assim nunca teve um “emprego de verdade” ou ganhou um salário regular. Em vez disso, ele tem um gênio especial para transformar ideias em renda e usa o que ganha tanto para sustentar sua vida de aventura quanto para retribuir.
Existem muitos outros como Chris – aqueles que encontraram maneiras de abandonar o emprego tradicional e criar tempo e renda para buscar o que consideram significativo. Às vezes, alcançar a combinação perfeita de paixão e renda não depende de deixar de lado o que você faz atualmente. Você pode começar aos poucos com seu empreendimento, dedicando pouco tempo ou dinheiro, e esperar para dar o verdadeiro mergulho quando tiver certeza de que será bem-sucedido.
Livro nº 4 - Plano de fuga do emprego: os 7 passos para construir um negócio doméstico, largar o emprego e desfrutar da liberdade
por Jyotsna Ramachandran
Quantas vezes você sentiu vontade de abandonar seu trabalho monótono? Você já sentiu que deveria seguir seu coração e fazer algo melhor? Você anseia pela liberdade de fazer o que quiser, quando quiser e de onde quiser? Então, por que você ainda está trabalhando para outra pessoa? A resposta é simples. Você está com medo das consequências de deixar o emprego. Você está preocupado com sua segurança financeira. Você não tem certeza se sua ideia de negócio funcionaria.
A maioria dos empreendedores aconselharia você a simplesmente deixar o emprego e iniciar o empreendimento dos seus sonhos. Queria que a vida fosse tão simples! Mas este livro aconselharia você a inverter a equação. Por que largar o emprego e depois começar seu negócio? Em vez disso, este livro sugere que você primeiro comece seu negócio em casa, gere uma renda passiva estável e depois saia do emprego confortavelmente. Isso não parece mais factível?
Job Escape Plan é o seu guia definitivo de 7 etapas para sair da corrida desenfreada!
Livro #5 – Retrabalho
por Jason Fried, David Heinemeier Hansson
A maioria dos livros de negócios oferece o mesmo velho conselho: escreva um plano de negócios, estude a concorrência, procure investidores, blá, blá. Se você está procurando um livro assim, coloque este de volta na estante.
O retrabalho mostra uma maneira melhor, mais rápida e mais fácil de ter sucesso nos negócios. Leia-o e você saberá por que os planos são realmente prejudiciais, por que você não precisa de investidores externos e por que é melhor ignorar a concorrência. A verdade é que você precisa de menos do que pensa. Você não precisa ser um workaholic. Você não precisa contratar pessoal. Você não precisa perder tempo com papelada ou reuniões. Você nem precisa de um escritório. Tudo isso são apenas desculpas.
O que você realmente precisa fazer é parar de falar e começar a trabalhar.
